Livraria e Sebo Strabelli
ver carrinho
R$ 18,00
Foto do produto

METAFÍSICA DA REALIDADE: AS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E VIDA

Tomás Melendo

Código: 1427210820171 Quantidade: 1

Esse produto é Usado.
Estado de conservação: Bom.

Tradução de João Roberto Costa e Silva.

Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull), 2002, ISBN 85892940201, 186 páginas. Acabamento em Brochura com capa flexível, medindo 1x14x21. Peso: 0.25kg.

Assunto: metafísica, filosofia

prefácio de Antônio Livi

O leitor tem em suas mãos uma vigorosa denúncia do funesto erro conhecido pelo nome de "abstracionismo", que certas filosofias cometem ao afastar sua reflexão dos problemas concretos da vida para centrar-se no estudo dos temas universais. Sucumbir ao "abstracionismo" esteriliza a pesquisa filosófica, pois lhe rouba seu caráter empírico e de utilidade para a vida.

Nesta Metafísica da Realidade, Tomás Melendo consegue sabiamente mostrar como a Filosofia - e assim o fez desde seus começos - deve buscar sempre, ao contrário do conhecimento científico não-filosófico, a explicação dos aspectos mais importantes da realidade concreta, sempre múltipla e em contínuo devir.

Só a realidade concreta, com sua riqueza individual, é capaz de atingir o ser humano excitando nele, como dizia Garrigou-Lagrange, o sentido do mistério e a capacidade de maravilhar-se. A realidade concreta é misteriosa porque excede o que pode ser pensado, e o filósofo que a estuda não deveria esquecer-se deste fato fechando-a em conceitos e definições, pois então, ao congelar a vida, surgirá inevitavelmente o desencanto com a própria atividade de pensar. Este foi o triste resultado a que nos conduziram os últimos séculos de racionalismo.

Neste começo de milênio vive-se uma situação aparentemente paradoxal. Enquanto nos meios intelectualizados, e até na própria Academia, a Filosofia está em decadência, porque a imagem que dela se transmite é a de uma ciência das abstrações, são cada vez mais numerosos os livros sobre temas filosóficos que se editam e são lidos com avidez por pessoas das mais diversas culturas e situações pessoais. Não há, contudo, nenhum paradoxo nisso. Trata-se do instinto natural que leva o ser humano a não se enganar tomando conceitos e idéias por realidades, e a buscar a explicação mais profunda da realidade concreta e dos acontecimentos de cada dia lá onde o senso comum se mostra insuficiente: a reflexão filosófica.

O leitor desta excelente Metafísica da Realidade, levado pela mão de Tomás Melendo, sente-se filósofo desde suas primeiras páginas, e logo compreende que só na experiência concreta encontrará, com ajuda da Filosofia, as respostas verdadeiras que procura para os seus problemas diários. E à experiência deverá voltar, enriquecido com o bem e beleza que aquelas respostas lhe proporcionaram.

Formas de pagamento aceitas pelo PagSeguro